A internet, seus filhos e frutos

Esse texto é um dos meus do blog  Comunicando Arte 

foi publicado em Novembro de 2010.

Nessa semana a Av.  Paulista foi ponto de encontro para o debate que vem roubando a cena no meio da comunicação mundial, o mediaOn 2010 é um projeto anual realizado pelo site TERRA e o Itaú Cultural,com apoio das redes de tv,CNN e BBC.
O evento trouxe nomes nacionais como Heródoto Barbeiro, Marcelo Tas e internacionais Aron Pilhofer do The New York Times e Matthew Eltrigham da BBC News. A curadora Fernanda Cerávolo, 38, falou ao Comunicando Arte : ” A principal vitória do projeto é o fato de poder tirar as pessoas da rotina pra uma reflexão entre o produtor do conteúdo na internet e o seu público”.
O último painel do projeto aconteceu ontem,11/11,com o tema “Estrelas de vídeos na web: sucesso relâmpago ou os novos comunicadores” com a interação virtual de Joe Penna, do Mistery Guitar Man,a mediação presencial de Marcelo Tas e a presença dos videologger’s PC Siqueira do blog Mais Poxa Vida e Pablo Peixoto do famoso vídeo “um dia de fúria”.
O diálogo foi desenvolvido com leveza e humor,Marcelo Tas com uma piada ou outra,fazia perguntas ora da plateia,do twitter ou próprias sempre respondidas sem rodeios por parte dos convidados.
Marcelo Tas : Qual a diferença do conteúdo da tv e o da internet?
PC Siqueira : Na tv a pessoa é induzida ao conteúdo, os comerciais e tal,na internet o cara procura você pelo que ta no seu vídeo,direto.
M.T : Então,vocês,meio que são o Roberto Marinho de vocês mesmos?
Joe Penna: A internet é meio diferente da tv,não tem o controle do artista,agora eles (marqueteiros) mandam o produto e eu,pela minha avaliação,vejo o que fica melhor pra internet, eles não mandam.
Pablo Peixoto,da a receita : Pra conseguir fazer um vídeo bom pra internet tem que ter 3 coisas; 1º senso de oportunidade,tem que saber o que as pessoas tão procurando na rede, 2º o “time” da piada,tem que saber fazer e 3º senso de humor,tem que saber brincar,não da pra falar da vida pessoal do cara,isso é agressão!
M.T : E como funciona o negocio, tem um texto que você segue,prepara ou é um jorro mental?
PC : Não,desde o 1º video o processo é ligar a  câmera e falar pra ela,o “time” que você disse,veio sem querer.
M.T: Vocês têm noção do sucesso e se têm isso acarreta num código de ética na produção dos vídeos ou não?
PC: Eu falo de comportamento,do que acontece comigo,não digo nomes,mas tem gente que se identifica.
Pablo : Eu digo nomes,mas não agredindo ninguém ou ofendendo;eu não falo da vida pessoal de ninguém.
M.T : Como vocês se inspiram?
PC : Ah,eu conto a minha rotina,invento umas histórias no meio,brinco com o cachorro…
Pablo : Eu bebo!
O PC Siqueira também falou ao blog:
Comunicando Arte : Tem gente que acha que celebridades como você e o Felipe Neto poderiam usar o talento pra falar de política,meio ambiente. O que você acha?
PC: Eu falo de política,de meio ambiente.Tenho opinião ,não tenho uma mensagem intencional.
C.A: PC,votou em quem?
PC: votei nulo.
C.A: nas 2?
PC: Na primeira não deu pra eu votar porquê esqueci o RG em casa e a segunda anulei,mesmo.
C.A: Por quê?
PC: Falta de opção!
A  comunicação em voga. A internet como estopim de uma maneira mais democrática de informar e os profissionais meio a isso tudo.
O mediaOn 2010 propondo a reflexão sobre um  futuro iminente.

Deixe um comentário

